Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Atualização da Reserva de Emergência


Saudações Pessoal !!

Um ano se passou e chegou a hora de ver como anda a minha reserva para emergências.




Felizmente durante esse tempo todo não houve contratempos que me fizessem recorrer a essa reserva (Graças a Deus !!!) acho que precaução e prudência nunca são demais em uma metrópole superpopulosa do 3 mundo...

Enfim, utilizando as planilhas do brother AdP, vamos aos números:

Conta Poupança:

Clique na imagem para ampliar


Banco Sofisa Direto:

Clique na imagem para ampliar


Reserva Total:

Clique na imagem para ampliar



Com esses números chegamos finalmente nesta conclusão:


Clique na imagem para ampliar


De 2013 p/ 2014 houve um aumento na média dos meus gastos de 17%
De 2013 p/ 2014 a Reserva aumentou em 15%
De 2013 p/ 2014 o numero de meses que a Reserva me manteria diminuiu em 2%

Lembrando que o Objetivo da Reserva é alcançar uma autonomia de 1 ano de despesas.

Em 2015, resta-me melhorar esses números.


Bom Feriado a Todos !!!

.

11 comentários:

  1. 1 ano não é muito?

    Acho que 4 a 6 meses seria suficiente, embora saiba que este é um tema polêmico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardião !! a reserva está com um bom tamanho, mas acho que ainda consigo melhora-la um pouco... rs
      agora essa ligeira redução no período me pegou de surpresa, eu realmente não estava esperando por isso...

      Excluir
  2. Que tipo de aplicação é esse do Banco sofisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são 5 CDBs diferentes, a maioria com liquidez diária

      Excluir
    2. A reserva tem que ter liquidez diária, isso é importante mesmo:

      http://doutorhonorarios.blogspot.com.br/2013/02/colchao-de-seguranca-cdb-fundos-ou.html

      Bom feriado!

      Excluir
    3. Seguro morreu de velho Dr !! rsrsrs é sempre bom re-ler postagens importantes como essa !! Abraços !!

      Excluir
  3. IZN,

    Muito bom seu incremento da reserva de emergência. A minha tem como objetivo cobrir 3 meses, ou seja, R$6.000.
    Acredito que o ideal seja 6 meses. Mas considerando que em caso de demissão eu teria o FGTS, também levo isso em consideração. No mais, 3 meses é o mínimo, quem sabe eu não aumento essa meta com o passar do tempo.
    Muito bom esses CDBs também, não pensa em ir pra alguma LCA/LCI com liquidez diária? Acho que seria mais interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PR !! eu tinha umas LCIs nessa reserva, mas elas venceram e o banco só estava ofertando CDBs na época, agora parece que ele tem um lote novo de LIs e LCAs, sempre bom ficar de olho !! rsrs

      Excluir
  4. Como você ainda não alcançou o valor desejado, te aconselho a destinar um valor fixo à sua reserva de emergência.

    Não precisa ser algo absurdo; algo entre R$50,00 e R$100,00 já estaria de bom tamanho.

    Eu faço isso há muitos anos e dá certo por 2 motivos: você cria um hábito saudável financeiramente e pode utilizar o excedente para aportar na carteira, caso não necessite para quaisquer imprevistos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala LdL vc está certíssimo, nós investidores não podemos nos descuidar em nenhum aspecto de nossas finanças, esta reserva requer mais atenção de minha parte. Abraços

      Excluir
  5. Acho interessante a reserva de emergência. Acho que nas condições atuais o CDB ou LCI com liquidez diária sejam as melhores opções.

    Também acho que os rendimentos dos fundos imobiliários podem contribuir significativamente para se somar nessa emergência já uqe são relativamente bem previsíveis.

    Abçs!

    ResponderExcluir

Prezado(a) seu comentário estará visível após a verificação do conteúdo, Grato.