Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, 19 de janeiro de 2013

Recapitulando


Olá Pessoal !

 Quando iniciei minha jornada na Educação Financeira no meio de 2011, fui “devorando” tudo o que encontrava pela frente relacionado a finanças e investimentos, queria aprender (e ainda quero) e tive dificuldades com alguns assuntos (e ainda tenho) mas nunca desanimei, coloquei como meta pessoal entrar no mercado de ações até no máximo o meio de 2012, e assim aconteceu, preparado (ou não) abri conta na My Cap que foi escolhida por não cobrar taxa de custódia, apesar de não ter a corretagem mais barata mas meu plano era aportar o máximo possível de uma única vez ao mês (e ainda é assim rs).

 Meu 1º aporte foi realizado em Junho/12, a My Cap tinha um lance p/ quem abrisse conta que era assim: 10 dias p/ testar o Home Broker, o bestão aqui pensou que era 10 dias sem corretagem, então pensei: “Vou pegar o $$ do aporte e comprar algumas ações no fracionário mesmo p/ aprender como funciona esse HB” o HB p/ este que vos escreve era um verdadeiro bicho de 7 cabeças.

 Só depois de “baixada a poeira” do primeiro aporte é que eu percebi que tinha pagado a corretagem das várias compras que realizei.....   :/    bola p/ frente.

 No mês seguinte descobri através da Blogosfera que a My Cap ia começar a cobrar R$ 10,00 de taxa de custódia, e eu tinha escolhido ela exatamente pela isenção kkk !!!! Então pedi a transferência das ações p/ a Rico, pois se eu realizasse ao menos uma compra mensal (exatamente o meu plano) estou isento da custódia (que é Tabela Bovespa R$ 6,90 repassada) e além disso p/ os novos clientes a Rico dava um período de 30 dias sem corretagem (dessa vez eu tinha prestado atenção !! rs) então novamente fiz a festa no mercado fracionário p/ aprender o novo HB (perdi o medo) e ao mesmo tempo diversificar um pouco...
mas como diz o ditado: “quem nunca comeu melado quando come se lambuza!!”... rs acho que exagerei na medida e diversifiquei demais.. rs (aceito sugestões construtivas) estou com 29 papéis diferentes, bem distribuídos em vários setores (na atualização de patrimônio do fim de mês detalharei minha carteira).

 Chegado o final de 2012 resolvi colocar ordem na casa e resgatei um $ que estava na Renda Fixa e investi em FII, resolvi que meu $ na RF será minha reserva de segurança e portanto nem irei considerar parte do “patrimônio”. 

 Criei o blog e pretendo atualiza-lo constantemente, a estratégia para 2013 serão ações e FII´s “de tijolo”, Aportar o máximo que puder sem comprometer muito a qualidade de vida, (já sou frugal por natureza) e aprender o máximo possível. Na vida pessoal buscarei por mais qualidade de vida em 2013, é isso.


12 comentários:

  1. Bacana Zé!! Eu tenho uma trajetoria parecida. Despertei para o jogo das finanças em 2012, estudei muito e no final do ano, em dezembro, iniciei minha vida na RV. Grande abraço e que possamos alcançar nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei em março a comprar ações. Iniciei na Bradesco Corretora. Tive problemas e passei para Mirae (tudo foi relatado no meu blog).

    Pois é, não somos muito diferentes, Zé... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro ER, acompanhava teu blog e nessa época eu estava pesquisando as corretoras, só não escolhi a Mirae pq não tinha uma parte "educacional" coisa que nem uso hoje.... rsrsrs Penso na Mirae mais p/ frente em paralelo p/ tentar uns Position Trade, e por falar em trades queria te falar que aprendi muito com os seus trades.... rs

      Excluir
    2. Aprendeu o que não fazer, né? kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Dizem que Sábio é aquele que aprende com o erro dos outros...
      mas segundo Augusto Cury:

      "sábio é aquele que tem coragem de identificar as suas loucuras, procurando superá-las.
      Não esconde a sua irracionalidade, trata-a!"

      Excluir
  3. Boa noite Zé.
    Acredito que seja assim com todo mundo. Quando me deparei com a área de finanças e educação financeira fiquei maluco, queria aprender tudo do dia para noite.
    Quanto aos seus investimentos, se você permite a opnião de um novato nesse fascinante mundo de investimentos,eu te recomendaria calma.
    Tire mais um ou dois meses para fazer uma analise de você. Aquela velha história de definir objetivos e traçar estratégias é exatamente isso.
    Pergunte-se e escreva tudo!
    Quais são seus objetivos?
    Prefere gastar mais tempo gerenciando uma carteira volumosa? Prefere gastar mais tempo para analisar os balanços de empresas?
    Seu patrimônio necessita de tanta diversificação?
    Das ações que você possui quais realmente você realmente gostaria de ser sócio?
    Vai fazer b&h ou trades? ou os dois? Se os dois quanto $$ será destinado a trade?
    E por ai vai....
    Trace seu perfil, monte sua estratégia e depois tudo fica mais fácil.
    Lembre-se que a diversificação é uma estratégia que visa proteger seu patrimônio. Mas feito de maneira errada minimiza e pode até anular seus ganhos.
    Você está no caminho certo, esta identificando seus erros e procurando como superá-los. Parabens!!

    Qualquer coisa estamos por ai, vamos discutindo.
    Boa sorte e bons investimentos

    São os votos do N.I.

    nanoinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas Nano ! realmente ter calma na hora de investir é uma qualidade importantíssima, nesses 6 meses de vida da minha carteira, já estou identificando as ações que merecem minha atenção e aportes.

      Abraços

      Excluir
  4. Quer brincar, vai pro parque... ninguém vai ter pena de vc no mercado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eheheh com certeza Troll, o mercado de ações é onde os meninos são separados dos Homens ! rsrs

      Excluir
  5. Eae Zé Ninguem, e o que vc tem a dizer da RICO?
    Quais são as taxas que eles cobram?

    Estou no Àgora e acho as taxas um pouco altas...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Forreta !! estou bem satisfeito, tudo muito prático e intuitivo, tanto no site quanto no HB, atendimento excelente, a MyCap dava umas pisadinhas de bola comigo tipo: transferi $ do banco p/ a corretora e o $ só apareceu lá quando eu liguei depois de 3 dias.... rs, mandei um e-mail com uma dúvida e nunca responderam.
      Quanto as taxas, elas vão bem de encontro com o meu perfil de pequeno investidor de longo prazo, uma compra por mês e vc não paga a custódia, fora que tem planos de corretagem p/ quem quer fazer vários trades, a ordem de compra no fracionário é mais barata do que a do lote padrão, enfim aquela velha história: tudo que é de graça (ou mais barato) é mais gostoso !!! kkk

      Abraços !!

      Excluir

Prezado(a) seu comentário estará visível após a verificação do conteúdo, Grato.