Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Reserva de Emergência com 1 MILHÃO







Olá Galera todos em Paz ?  É com muito orgulho que compartilharei com vocês a minha Reserva para Emergências, o famoso "Colchão de Segurança" que no fechamento do mês de Janeiro atingiu o patamar de 1 MILHÃO....                     ...de centavos ! rsrs ou se preferirem R$ 10K.

Brincadeiras a parte minha estratégia para a Reserva de Emergências é a seguinte:

1)      O Dinheiro não deve correr riscos desnecessários
2)      Deve estar protegido da Inflação
3)      Deve possuir boa liquidez

Para atender esses três princípios nada melhor do que a boa e velha Renda Fixa, a maior parte do dinheiro está alocado em diversos CDBs e LCIs com liquidez diária do Banco Sofisa Direto, e uma pequena parte alocada em uma conta poupança na Caixa Econômica Federal (O custo de manutenção dessas contas é Zero).

Pela média dos meus gastos mensais essa reserva é capaz de me sustentar por uns 10 meses aproximadamente, claro que em casos mais extremos eu poderia aumentar a frugalidade e então a reserva cobriria um tempo maior...    O fato é que eu voltei a fazer pequenos aportes na conta poupança (com dinheiro que sobra) de Agosto p/ cá e que em breve essa reserva possa cobrir um ano (e cada vez mais tempo) de despesas. Aí vem a pergunta: “Zé Ninguém perdeu a cabeça ? deixar a reserva de emergências num banco pequeno ?” Estou ciente que em caso de quebra do banco pode levar certo tempo até o FGC pagar a grana mas eu estou disposto a correr esse risco.


Seguem abaixo os números da Reserva para emergências, que são controladas pelas planilhas do AdP.:



Banco Sofisa Direto:

Click na Imagem para ampliar



Conta Poupança:

Click na Imagem para ampliar



Reserva Total:

Click na Imagem para ampliar



E aí pessoal o que acharam ?  Críticas construtivas ou sugestões serão sempre bem vindas, ainda não está 100% mas creio que sigo na direção correta, acredito que todo investidor antes de se aventurar em qualquer tipo de aplicação, deve antes ter uma reserva preparada para não ser pego de surpresa e ser obrigado a se desfazer de investimentos com prejuízo. E você ? como anda a sua reserva?



Pessoal desejo-lhes uma ótima semana e até a próxima postagem de fechamento do mês onde tenho várias novidades p/ contar !!   Abraços !!

.

30 comentários:

  1. Vc já fez o cálculo correto de ganho do CDB? Vc já está descontando a taxa de administração e o IR? Porque para correr risco num banco pequeno vc tem que estar ganhando muito mais do que ganharia numa poupança.

    ResponderExcluir
  2. Fala Eike !! os valores que estão na planilha estão liquídos, ou seja: já descontados o I.R., e o Sofisa não cobra taxa de Administração, nem manutenção nem nada, totalmente "di grátis" eheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ganha de alguma forma,não é possível não ganhar nada.Abre o olho!

      Excluir
    2. Anônimo com certeza o Sofisa tem um lucro nisso, da mesma forma que o Itau com a tal da iconta, e o Banco do Brasil com a Conta Digital, até mesmo a CEF tem lucro com esse dinheirinho que coloco na poupança, tenho total ciência que não existe Almoço grátis, agora o que nos resta como investidores/poupadores é isso, comparar as rentabilidades, custos, taxas.... e buscar as melhores opções. Valeu pelo comentário !!

      Excluir
  3. Boa chará!! Mas você precisa disso tudo de colchão de segurança? Se for autônomo, ainda é pouco, mas se for assalariado como eu, talvez não seja necessário uma reserva para tantos meses, eu mesmo por minha ignorância só tenho reservas para 1 mês, pq em caso de demissão posso contar com o auxilio desemprego, na minha opinião o ideal para mim seria uns 3 meses.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sou trabalhador assalariado, mas sabe como é né? seguro morreu de velho !! rsrsrs Abraços.

      Excluir
  4. Hoje eu mantenho nos bancos apenas 10K, o restante está tudo nas corretoras, isto porque minha esposa é empregada e eu considero o salário dela uma emergência a uma possível falta do meu salário, uma emergência do tipo fluxo mensal digamos assim, que entra todo mês. Se ela não estivesse empregada teria hoje na poupança e, torno de uns 72.000 o que corresponde a 12 meses de despesas. Espero que ela continue empregada assim a reserva estará rendendo bons dividendos em bons investimentos, é a reserva ativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó !! cara acho extremamente saudável essa coisa de estar sempre alerta, fora essa reserva de emergências, tenho uma pequena reserva em poupança para as coisas do dia-a-dia, recorro a ela quando preciso gastar um pouco mais com qualquer coisa, mas geralmente me viro só com só salário mesmo. Abraços !

      Excluir
  5. vc é louco em deixar seu dinheiro nesse banco nanico, basta dar uma olhada que vai ver o tanto de banquinho que faliu no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse risco existe, e apesar do setor ser bem regulado sempre de tempos em tempos aparecem nesse Brasil umas falcatruas de arrepiar. Mas se o pior acontecer o FGC tá aí p/ isso, o pior cenário seria eu estar aguardando o ressarcimento do FGC e ocorrer uma emergência que demandasse essa reserva, aí eu teria de recorrer a outros meios como financiamentos, empréstimos, etc. O Fato é que o próprio Banco Sofisa já esteve perto de quebrar anos atras mas conseguiu reverter a situação, hoje ele não está lá essas coisas... talvez com o aumento da taxa Selic ele tenha o alivio que estava precisando, vamos acompanhar !

      Excluir
  6. Eu também acredito que a reserva de emergência para um assalariado não necessita estar toda em uma conta poupança.

    A meu ver, basta 1 mês de despesas ali e o resto você tem todo direito de aplicar em outras opções melhor remuneradas dentro da RF.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande LL !! gostei da dica, vou adotar esse esquema, 1 salário guardado na poupança que tem liquidez máxima e o resto pode ficar em outras aplicações. [ ]´s

      Excluir
  7. Parceiro, o que vc está achando do sofisa? Precisou de muita burocracia para abrir uma conta? No mais, acho que vc está com um bom´plano. 10000 é uma boa reserva.

    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala 4P !! então amigo já tenho essa conta a 2 anos e meio, foi só escanear uns documentos e um comprovante de residência, que eles mandam um contratinho, vc assina escaneia e manda p/ eles e tá aberta a conta, a interface do site é bem tranquila com todas as informações disponíveis já na primeira página, eles tem atendimento on-line que tb é uma mão na roda. Abraços !!

      Excluir
  8. também estive pensando em investir no Sofisa, mais fiquei temeroso em relação a ele... mais pelo que vi é o que paga melhor pelo CDB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala 2P !! é aquela história, o banco já tem 50 anos e passou perto da falência, mas deu a volta por cima.... outro diferencial é que ele não exige valor minimo para aplicação, isso é uma ótima vantagem p/ os miseráveis da blogosfera.... rs

      Excluir
  9. Olá Zé,
    Atualize por favor a sua blogroll, fiz algumas alterações no nome do blog:
    http://www.oblogdoestagiario.blogspot.com
    :)
    Uta!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Zé. Pelo que entendi, o CDB no qual você está tem rendimento líquido de aproximadamente 8%a.a., correto? Pergunto isso porque queria ter uma noção do quanto a RF paga. Mas essa rentabilidade tão baixa é devido a algum plano de liquidez (vc poder tirar a hora que quiser)? Abraços.

    crude-trader.blogspot.com (se puder me adicionar em seu blogroll, ficaria muito agradecido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso amigo, por causa da liquidez diária o rendimento é menor, os CDBs (com liquidez) estão com taxa de 100% do CDI, a LCI a taxa é de 90%, e um único CDB sem liquidez (que ainda não venceu) tem taxa de 110%, dá uma diferença boa né? rsrs Abraços !!

      Excluir
    2. 100% do CDI? O que seria isso? Sou totalmente leigo em RF.

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    3. Basicamente o CDI é uma taxa pela qual os Bancos emprestam Dinheiro entre si, na pratica ele é igual a taxa SELIC, é + ou - isso... rs

      Excluir
    4. Mas não entendi foi a rentabilidade. 100% ao ano? 90% ao ano?

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    5. Exemplo: se o CDB está pagando 100% do CDI e digamos que a Selic esteja em 11% ao ano, e considerando que o CDI & Selic são quase sempre a mesma merda, então esse CDB vai pagar os mesmos 11% ao ano da Selic, já se o CDB pagar só 90% do CDI, o retorno do CDB vai ser de 9,9% ( 90% de 11 ) entendeu ? mas a coisa é ainda um pouco mais complexa que isso pois existem CDBs pré e pós-fixados. Uma dica que eu posso te dar é pesquisar a respeito lá no http://queroficarrico.com/blog/ foi lá que eu começei a entender esse mundo das finanças, a linguagem é fácil e agradável sem excesso de termos técnicos, vale a pena conferir !! Abraços !!

      Excluir
  11. Eu não vejo é a hora de alcançar essa meta nos investimentos. E quem sabe depois em reserva de emergência?

    Zé, parabéns pelo seu desenvolvimento. Já lhe acompanho faz uns meses e sei que vc passou por um bucado de desafios para chegar nessa cifra da carteira.

    Rumo aos 50K Zé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara é um passo após o outro, devagar e sempre !!!! um dia o resultado começa a aparecer, Obrigado e boa sorte se eu estou conseguindo todo mundo pode conseguir tb !! Abraços !!

      Excluir
  12. Quero abrir uma conta no Sofisa quero sua opinião ainda é rentável na altura do segundo semestre de 2014. E tb me da uma dica qual é melhor pre ou pós fixado?

    Parabéns pelo blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara o Momento está bom p/ se aplicar em Renda Fixa, a taxa Selic está alta e não vai baixar antes de 2016. Agora a escolha é sua: Pré-fixado é se vc acredita na queda da taxa selic, Pós-fixado é se vc acredita na alta da taxa Selic, em qualquer um dos dois se vc levar o investimento até o vencimento vc não perde $$. Eu vou aplicar uma graninha naquele CDB de 1% ao mês é um senhor rendimento !!

      Excluir
  13. Você está procurando liberdade financeira? você está endividado, precisa de um empréstimo para iniciar um novo negócio? ou você entra em colapso financeiro, precisa de um empréstimo para comprar um carro ou uma casa? Você recusa as finanças do seu banco para sempre? Você quer melhorar seu financeiro? Você precisa de um empréstimo que suas contas estão pagando? Não procure mais, damos as boas-vindas a todos os tipos de empréstimos que você obtém, com taxas de juros muito acessíveis de 3% e mais informações, entre em contato conosco agora pelo e-mail: socialfundltd@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou precisando de empréstimo e no caso de necessitar o SofisaDireto me cobra 1,99% a.m.

      Excluir

Prezado(a) seu comentário estará visível após a verificação do conteúdo, Grato.